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Arquitetos: Solo Arquitetos
- Área: 95 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Eduardo Macarios
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Fabricantes: E.LED, Oikos Venezia
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Nova Despensa foi um projeto idealizado ao longo de dois anos em conjunto com os clientes. Logo que eles chegaram, ficamos extremamente interessados com a proposta: uma loja de produtos a granel diferente das demais, pautada em uma experiência de consumo mais consciente e de menor impacto ambiental, isso tudo sem abrir mão de qualidade e variedade.
Por se tratar da primeira loja de uma nova marca o projeto da Nova Despensa passou por várias etapas: desenvolvimento da marca, desenvolvimento do serviço - indicamos nossos amigos da Touz.Co para auxiliá-los no processo - dimensionamento do espaço necessário para a variedade de produtos planejada, escolha de um imóvel que tivesse luz natural abundante para valorização dos produtos, reflexões durante o período de isolamento da pandemia, desenvolvimento do projeto de arquitetura e, e por fim, a materialização de todas essas etapas na obra.
Uma das principais tarefas deste projeto foi exatamente o dimensionamento do espaço necessário para a loja - que, por se tratar de uma loja de produtos a granel, teria uma medida padrão básica: os dispensers. Foi então, que percebendo a limitação do mercado na oferta dessas peças, convocamos outro amigo, o designer de produto Max Kampa do VenturaLab, e desenvolvemos um desenho sob medida que valoriza os produtos, mas também a própria colher de retirada dos insumos. Em repetição esses dois elementos criam ritmo e uma identidade marcante para a loja.
A questão seguinte foi apenas organizar esses dispensers no espaço escolhido, um imóvel de esquina na Avenida Vicente Machado em Curitiba/PR. Para isso, estudamos a relação produto/consumidor ao longo do tempo. No início, nas primeiras mercearias, os produtos ficavam atrás do balcão e os clientes dependiam de um intermediário para acesso aos produtos. Depois, na industrialização, os produtos foram para as prateleiras, e o consumidor foi jogado em uma série de corredores em um percurso linear até o caixa. Nossa proposta foi então, transformar essa relação, criando uma ilha central, de atendimento e de exposição de produtos ao redor da qual o cliente circula livremente - um quiosque interno com produtos no centro e no perímetro do espaço.
Mais além, a altura do mobiliário desenhado foi pensada de modo que o cliente tivesse total compreensão do espaço logo ao adentrar a loja - sem sobrecarga de informação - e de modo que fosse possível o apoio da equipe da loja aos consumidores a qualquer momento. O resultado final foi atingido aliando tudo isso a uma materialidade simples e leve, pautada na cor branca, em um tom madeirado claro e a presença da cor da marca nas serralherias. Uma identidade amigável e convidativa para uma loja que se propõe como uma extensão da casa dos clientes.